Violino do Titanic é encontrado 101 anos depois – uma comovente história

O violino do chefe de orquestra do Titanic foi encontrado em um sótão na Inglaterra e autentificado 101 anos após o naufrágio do navio, indicou uma casa de leilões britânica. Foram necessários sete anos para certificar a origem do instrumento, que milagrosamente sobreviveu ao naufrágio, explicou Andrew Aldridge, da casa Henry Aldridge & Son localizada no sudoeste da Inglaterra. O violino feito de em pau rosa pertenceu a Wallace Hartley, chefe da pequena orquestra do Titanic, que ficou conhecida por ter tocado até que o navio desaparecesse no Atlântico em abril de 1912.

O cadáver de Wallace Hartley passou dez dias na água. “O violino foi encontrado em uma mala de couro, que estava presa a seu corpo”, contou à AFP Andrew Aldridge. Pouco tempo depois da tragédia, a mãe de Wallace Hartley disse à imprensa: “eu sabia que ele morreria com seu violino. Ele era apaixonadamente ligado a este instrumento”.

O violino feito de em pau rosa pertenceu a Wallace Hartley Foto: AFP
O violino feito de em pau rosa pertenceu a Wallace Hartley

O violino, presente de sua noive Maria Robinson, tinha uma pequena placa em prata escrita “Para Wallys, por ocasião de nosso noivado. Maria”, um elemento que permitiu autenticá-lo.

Os peritos que examinaram o instrumento também concluíram que “os sedimentos e a ferrugem” encontrados no violino eram “compatíveis com uma imersão na água do mar”, segundo Andrew Aldridge. Após o resgate do instrumento, as autoridades canadenses o enviaram a Maria Robinson. E em sua morte, em 1939, foi confiado ao Exército da Salvação. Em uma carta escrita no início dos anos 1940, uma professora de música da organização escreveu: “É quase impossível tocar (com o violino), provavelmente por causa de sua vida movimentada”. O instrumento foi então dado a uma família que o guardou em seu sótão.

“É uma incrível história humana”, comentou Andrew Aldridge. “Wallace Hartley é uma das personalidades mais importantes” da história do Titanic, principalmente devido “a sua coragem”, acrescentou, considerando que este violino “é a lembrança mais importante do Titanic”. Este violino é avaliado em pelo menos 100 mil euros. Ficará exposto a partir da Páscoa na prefeitura de Belfast, cidade onde o Titanic foi construído. Está fora de questão colocá-lo em leilão por enquanto, segundo Andrew Aldridge, que está negociando com museus. O Titanic naufragou nas águas geladas do Atlântico Norte durante sua viagem inaugural na madrugada do dia 14 para o 15 de abril 1912 após colidir com um iceberg. Entre as cerca de 2.200 pessoas a bordo, 1.500 morreram, entre elas os oito membros da orquestra.

É importante ressaltar que a música tocada na ocasião do afundamento do navio foi ‘mais perto quero estar’, (Neare, my God to Thee), hino escrito por Sarah Flower Adams (1805-1848), foi presenciado um espetáculo comovedor: os crentes e outros tripulantes, dando as mãos uns aos outros, começaram a cantar também o hino à medida que o navio ia afundando-se!   ( ouça a canção )

Foi no ano de 1841 que esta senhora, que estudava muito a Bíblia, ficou tão impressionada com a história relatada no livro de Gênesis (capítulo 28) sobre a visão de Jacó, em Betel, e a escada que alcançava o céu, e os anjos que subiam e desciam por ela, que, inspirada naquela passagem bíblica, resolveu escrever este hino que mais tarde se tornou universalmente conhecido.

Deus haje através dos tempos!

CONHEÇA RELÓGIO DOS TEMPOS, um livro que mudará sua perspectiva de vida!

Deixe um comentário